Semana de Bio-Estudos


É com orgulho que apresentamos a vocês a Semana de Bio-Estudos, um evento acadêmico, científico e cultural, organizado pelo CEB, que tem como objetivo trazer aos estudantes cursos, palestras, mesas redondas e oficinas que complementem nossa formação.


Além de participar de todos os eventos citados você também receberá um kit da Semana de Bio-Estudos.
Esse ano a SBE terá uma novidade! Haverá a exposição de Painéis sobre trabalhos desenvolvidos por alunos - de graduação e pós-graduação - de Biologia.
Para mais informações sobre as inscrições no evento e de painéis, e sobre os kits acesse a página Inscrições para a XXXIX SBE.


Programação padrão:

SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
8H00 ÀS 10H00
ENTREGA DE MATERIAL e apresentação de painéis


MINICURSOS
PALESTRA 4
PALESTRA 7
10H10 ÀS 12H00
PALESTRA 1
PALESTRA 5
PALESTRA 8
13h00 ás 14h00
-
Apresentação de painéis
-
14H00 ÀS 15H40
PALESTRA 2
PALESTRA 6
PALESTRA 9
16H10 ÀS 18H00
PALESTRA 3
MESA REDONDA 1
MESA REDONDA 2
18H10 ÀS 20H00
CINEBIO
OFICINA 1
OFICINA 2
OFICINA 
3




Confira abaixo os cursos, palestras e mesas-redonda que já estão confirmadas para a XXXVIV Semana de Bio-Estudos, que ocorrá no período de 15 a 19 de Agosto de 2011.
Fique ligado no período de inscrições que começa no dia 13 de Junho aqui no blog ou no CEB pessoalmente e termina dia 30 de Junho no CEB e 30 de Julho aqui pelo Blog!


Palestras:


Dia 15 de agosto (Segunda-feira)
1 - Ética na Experimentação Animal – Prof. Dr. Marco Aurélio Guimarães (FMRP)
2 - Método Lógico para Redação Científica Internacional Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato (Unesp campus Botucatu) 
3 - Greenpeace -
 
Dia 18 de agosto (Quinta-feira)

4 - Estratégias comportamentais e modos reprodutivos em Anuros – Prof. Dr. José Perez Pombal Jr. (UFRJ)
5 - Terapia Celular em Doenças Autoimunes – Prof. Dr. Júlio César Voltarelli (FMRP)
6 - Neuroeducação – Msc. Cleiton Lopes Aguiar (FMRP)

Dia 19 de agosto (Sexta-feira)

7 - Evolução e Diversidade de Hexapoda – Prof. Dr. Eduardo A. B. Almeida (FFCLRP)
8 - A Evolução da Senescência – Prof. Dr. Marco Antonio del Lama (Ufscar)
9 - O papel dos vírus na árvore da vida - Dr. Gustavo Olszanski Acrani (USP-RP)


1 - Interações Bióticas: sistemas de polinização - Dra. Ludmila Mickeliunas Pansarin (IB-USP)
2 - Jornalismo Científico – Profa. Dra. Germana Fernandes Barata (Unicamp)
3 - Elaboração de Projetos de Restauração Florestal e de Laudos Periciais Ambientais - Lígia Maria Amadio (Secretaria do Meio Ambiente - SP)
4 - Planejamento e Análise de Dados em Estudos Ecológicos e de Impactos Ambientais - Msc. Eduardo R. Alexandrino, Maísa Ziviani, Daniela Luz (ESALQ)
5 - Introdução à Biologia Marinha - Doutorando Sérgio Nascimento Stampar (IB-USP)6 - Psicologia Evolutiva - Profa. Dra. Patrícia Ferreira Monticelli (FFCLRP)
7- Neurobiologia/Genética Molecular - Prof. Dr. Fábio Papes; Prof. Dr. Francis de Moraes Franco Nunes e MSc. Flávia Cristina de Paula Freitas
8- Oratória - MSc. Cristiane Romano





Mesas-redondas


1. Divulgação Científica - Prof. Dra. Maria Isabel P. F. Landim (MZUSP), Prof. Dr. Osame Kinouchi Filho (FFCLRP) e Matthew Shirts (redator-chefe da National Geographic Brasil e colunista do O Estado de São Paulo).
2. Terapias Alternativas - Dr. Ruy Madsen Barbosa Neto (Unicamp), João Eduardo Daud Amadera (Doutorando pela FMUSP), Gabriel Shimizu Bassi (Mestrando pela FFCLRP).

CineBio

Oceanos (Océan, 2009) (Direção de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud) Sinopse, Site Oficial.


Oficinas

1. Yoga (Terça-feira, das 18h às 20h)


2. Dança de salão (Quarta-feira, das 18h30 às 20h)


É importante lembrar que o curso de Ciências Biológicas tem suas aulas suspensas durante essa semana para que o evento ocorra plenamente. 

As fotos da  XXXVIII Semana de Bio-Estudos, referente ao ano de 2010, estão disponíveis no Flick do CEB.

Participe!



Resumo dos Minicursos


Interações bióticas: sistemas de polinização – Dra. Ludmila Mickeluinas Pansarin (IB-USP)
O curso tem como objetivo demonstrar aos alunos a importância das interações insetos-plantas, os diferentes sistemas de polinização e os recursos que as flores oferecem aos seus polinizadores. Para tanto será abordado os recursos florais oferecidos pelas plantas aos seus polinizadores, as variedades de agentes polinizadores bióticos bem como a Metodologia aplicada em estudos de biologia da polinização.




Jornalismo Científico – Prof. Dra. Germana Fernandes Barata (Unicamp)
A cobertura de ciência é freqüentemente criticada pelos cientistas. Mas qual o papel dos cientistas (e biólogos em formação) nesta cobertura? É possível contribuir para melhorar a cobertura de ciência sem que a responsabilidade recaia apenas nos profissionais da comunicação? É importante entendermos as exigências jornalísticas e do publico que moldam essa cobertura. O cientista, por outro lado, deixou de ser apenas uma fonte com credibilidade ao qual cabe apenas avaliar o trabalho do jornalista. Desde os anos 1990 cientistas e jornalistas se aproximaram e passaram a ser parceiros na divulgação de feitos científicos. Entender essa mudança no papel de ambos é fundamental para mudarmos nosso olhar sobre a cobertura, as possíveis contribuições da academia e as exigências por um jornalismo cientifico mais critico e reflexivo.
O conteúdo programático abordará os seguintes assuntos:
1. A produção científica no Brasil e no mundo e o jornalismo científico. Breve histórico e o panorama atual. Mudanças no enfoque científico ao longo das décadas.
 2. Jornalismo científico no mundo atual: o que é, para que serve, quais seus compromissos e desafios? O caso brasileiro.
3. O trabalho do jornalista versus do cientista. Aproximações e distanciamentos das responsabilidades de ambos. O marketing científico. De quem é a culpa pela má cobertura?
3.1. Exemplos de exposições de cientistas na mídia.
4. O espaço dos cientistas na cobertura de C&T. Estratégias e interesses de estar sempre na mídia. Como os futuros cientistas podem contribuir para uma cobertura de melhor qualidade?
5. Análise de notícias de ciência: principais fontes, enfoque, estratégias de divulgação. Estilos distintos (será?) de cobrir a ciência? O que está ocorrendo com essa cobertura? Modelos e pérolas da cobertura.




Elaboração de Projetos de Restauração Florestal e de Laudos Periciais Ambientais - Lígia Maria Amadio (Secretaria do Meio Ambiente-SP)
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da área ambiental para a elaboração e avaliação de projetos de restauração florestal e realização de perícias ambientais.
O programa do curso tratará dos seguintes tópicos:
Módulo I – Restauração Florestal
Legislação ambiental aplicada;
Evolução dos conceitos e métodos de restauração florestal;
Metodologias de restauração florestal;
Avaliação de reflorestamentos e fragmentos florestais;
Elaboração e análise de projetos.

Módulo II – Perícias Ambientais
O perito e o assistente técnico
Legislação ambiental aplicada;
Quesitos da perícia ambiental;
Elaboração de laudos periciais.




Planejamento e análise de dados em estudos ecológicos e estudos de impactos ambientais - Msc. Eduardo R. Alexandrino, Maísa Ziviani,
Daniela Luz (ESALQ)
O curso tem como objetivo apresentar aos participantes os cuidados necessários num planejamento de um estudo ambiental envolvendo fauna de vertebrados, bem como as possibilidades de análises de dados a serem realizadas dependendo do planejamento adotado. Segue abaixo o conteúdo programático do mesmo.

Parte 1.     Planejamento do estudo com vertebrados (focaremos exemplos em aves e mamíferos)
Definição da pergunta, delineamento amostral
Tipo de estudo – Inventário vs. monitoramento
Definição do tipo de dados coletados – Qualitativo vs. Quantitativos
Parte 2.     Métodos usados (enfoque menor)
Coleta de dados via registros diretos e indiretos
Captura e recaptura
Parte 3.     Análise de dados
Parâmetros Qualitativos –  Lista de fauna / Dominância / Índices de Similaridade
Parâmetros Quantitativos - Índices de Abundância / Densidade populacional
Modelagem de nicho ecológico
 Parte 4.     Exemplo de estudos/ análise de artigos /Comparação meio acadêmico vs. consultorias ambientais.





Introdução à Biologia Marinha – Otto Müller Patrão de Oliveira (UFABC)
O curso tem como objetivo apresentar aos alunos os conceitos básicos da biologia marinha. Para tanto será apresentando aos alunos conceitos sobre aspectos físicos, químicos e geológicos do ambiente marinho bem como considerações sobre ecossistemas marinhos, Biodiversidade, interação entre organismos, redes tróficas e produção e Exploração e Conservação.




Psicologia Evolutiva – Profa. Dra. Patrícia Ferreira Monticelli (FFCLRP).
Nesse curso, discutiremos a evolução de diferentes aspectos do comportamento humano. Apresentaremos os fundamentos da Psicologia Evolutiva; discutiremos aspectos do comportamento social, reprodutivo e parental humanos, traçando paralelos ao comportamento de primatas não-humanos e outros animais, quando couber. Estudaremos as diferenças entre preferências e estratégias de homens e mulhers na seleção, atração e retenção de parceiros, o papel do ciúmes, os mecanismos de evitação de incesto, discutiremos o sexo forçado, o investimento de pais e de mães no cuidado com os filhos, o conflito entre irmãos, os mecanismos de reconhecimento e comunicação entre mãe-pai-bebê e a evolução da linguagem.




Neurobiologia/Genética Molecular – Prof. Dr. Fábio Papes; Francis de Moraes Franco Nunes e Flávia Cristina de Paula Freitas.

Neurobiologia
Nesse curso serão explorados os conceitos básicos por trás da organização molecular dos principais sistemas sensoriais de mamíferos, uma área de grande destaque nas Neurociências. Para tanto, Os alunos receberão conceitos teóricos sobre a organização dos sistemas sensoriais, tanto do ponto de vista anatômico, quanto em termos moleculares. Especial ênfase será dada ao Sistema Visual e ao Sistema Olfativo, mas também receberão conceitos dos Sistemas Auditivo e Gustativo.

Genética Molecular
Nesse módulo serão abordados novos conceitos genéticos surgidos nos últimos 10 anos, resultantes dos avanços em genômica, epigenética, RNAs não-codificadores, bem como das novas tecnologias (RNA interference, tilling arrays, next-generation sequencing) de análises funcionais em larga-escala. O programa do curso contará com os seguintes tópicos:
  
- dogma central da biologia molecular e seus desmembramentos atuais
- plataformas de sequenciamento de nova-geração (SOLid, Illumina, 454)
- genômica funcional com base em silenciamento gênico (RNAi) e microarrays
- o mundo dos RNAs, com enfoque nos ‘não-codificadores de proteínas’
- a análise de fenótipos por meio de redes de interações de elementos genéticos
- ‘systems biology’



Técnicas de Oratória e Comunicação – Cristiane C. Romano (USP-RP)
A comunicação como um todo, aproveitando suas potencialidades, utilizando todos os recursos e técnicas para o aprimoramento de sua atuação em grandes e pequenos públicos, levando todas as técnicas para o aperfeiçoamento das suas habilidades comunicativas.
Durante o desenvolvimento do curso serão abordados os seguintes temas:
·         Combater o medo de falar em público e falar com desinibição e de improviso.
·         Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para se falar em público
·         Ferramentas do comunicador – Planejador, apresentador e avaliador
·         Tipos de recursos audiovisuais e uso do microfone
·         Apresentação em grandes e pequenos públicos
·         Aparência pessoal (vestuário e comportamento)
·         Media Training (como se comunicar na mídia)
·        Recursos vocais, verbais e não verbais (psicodinâmica vocal, respiração, coordenação da fala com a respiração, articulação, dicção e pronúncia, entonação, ênfase, projeção vocal, intensidade vocal, impostação vocal, gestos, expressão facial)
·         Leitura expressiva
·         Como participar de entrevistas e conduções de reuniões
·         Marketing pessoal eficaz para apresentação em público.